Fotógrafo Seiro Takayama – * 15/09/1918 + 17/09/2016

Fotógrafo Seiro Takayama – * 15/09/1918 + 17/09/2016

O corredor que fica entre o refeitório e o salão do Pavilhão Semi-dependentes do Ikoi no Sono ficou mais triste neste final de semana.

O fotógrafo Seiro Takayama que ingressou no Ikoi no Sono em 20/04/2004 e completou 98 anos no dia último dia 5 de setembro de 2016 faleceu neste sábado, dia 17/09/2016.

Há 12 anos, este estreito corredor tornou se o local onde o fotógrafo Seiro Takayama expunha as centenas de fotos que tirava de todas as visitas, eventos e acontecimentos que marcavam o cotidiano do Ikoi no Sono.

Todos os cartões do Ikoi no Sono carregavam uma imagem do fotografo Seiro Takayama que retratava do Jardim de Repouso São Francisco.

Uma reportagem da Central de noticias G1 – Globo.com em 5 de junho de 2008, publicava que:
Um dos moradores mais famosos do Ikoi no Sono é o fotógrafo Seiro Takayama. Ele chegou há quatro anos, depois de ficar viúvo. A fotografia é sua grande paixão. Uma história que o acompanha há muitos anos. Desde que embarcou no navio a caminho do Brasil, em 1935. Conta que veio com a família, na esperança de encontrar uma vida melhor.
O navio deixou a cidade de Kobe, no Japão, e atravessou oceanos antes de chegar ao porto de Santos. A família seguiu direto para Pereira Barreto, no interior de São Paulo. Já tinham comprado, do Japão, um lote de terra, onde havia plantação de algodão. Seiro se lembra da dificuldade da família de comerciantes em trabalhar com agricultura.
Em 1938, venderam o terreno e compraram uma casa da cidade. Foi nesta época que Seiro voltou ao Japão. Tinha feito a promessa de buscar a noiva e aproveitou para estudar fotografia.
Depois de formado, voltou ao Brasil com a esposa. Foi morar em São Paulo, onde nasceram seus quatro filhos. Abriu um pequeno estúdio, no bairro da Liberdade onde trabalhou como fotógrafo até se aposentar.
Seiro adora lembrar o tempo que passou, mas não deixa de aproveitar o presente. Suas lentes estão sempre prontas para registrar momentos especiais.

Já a Folha de SP, em 10 de dezembro de 1998 publicava o seguinte convite:
FOTOGRAFIA
Takayama exibe japoneses no Brasil
Retratos foram feitos entre 1948 e 1995
A Casa da Fotografia Fuji traz os retratos de Seiro Takayama feitos entre 1948 e 1995. Radicado no país desde 1935, Takayama dedicou-se ao registro dos japoneses residentes no Brasil, como meio de preservar a sociedade e as suas tradições.
Dessa forma, a mostra se detém em retratos de personalidades conhecidas de nossa época. Entre os pintores estão Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Takaoka, Fukushima e Yutaka Toyota, e ainda o escritor Massuo Daigo e a cantora Misara Hibari. Seus trabalhos também formam um registro da evolução da fotografia social no país.

Exposição: Seiro Takayama – Fotografias de 1948-1995

Comentários estão fechados.