Musicoterapia

História do Grupo com a Assistência Social Dom José Gaspar

O Grupo de Musicoterapia iniciou as suas atividades na entidade  há 27 anos, com a sra. Takao Momiji que foi a primeira voluntária a levar a Musicoterapia do Método Akaboshi aos idosos da Assistência Social Dom José Gaspar. Ao longo dos anos, a voluntária conseguiu trazer para o grupo muitas voluntárias, dentre eles amigos, familiares de idosos e esposas de japoneses ex-patriados que por sua vez abraçaram a causa e levaram o grupo adiante, mesmo após a sua saída. Para Sra. Momiji o importante é saber construir as pessoas para que elas possam seguir adiante o grupo.

O grupo tem a finalidade de levar a música aos idosos lançando mão de instrumentos que foram doados pelo próprio grupo. O som dos tambores e chocalhos faz emergir a energia latente de cada idoso influenciando na sua motivação e esperança. A musicoterapia estimula o movimento, a memória levando ao idoso o bem estar físico, psicológico e social. O grupo frequenta quinzenalmente às quintas-feiras e faz a interação com os idosos em dois horários, um com idosos semidependentes e outro com idosos dependentes. A comunicação das voluntárias com os idosos, através da música, tem trazido muita experiência e fortalecimento de vínculos para ambos. Trazer à tona músicas antigas e de grande significado na história de vida dos idosos proporcionam momentos felizes que influenciam de forma positiva em sua qualidade de vida.

Sra Momiji, conta que um idoso ao ouvir as músicas lembrou-se de uma que não estava no repertório e pediu-lhe para que conseguisse a música na semana seguinte. Ao ouvir a música o idoso ficou profundamente agradecido e feliz, pois teve a oportunidade de reviver um momento muito importante de sua vida.

Segundo o grupo, a percepção quanto ao estado do idoso se aprimorou ao longo dos anos. De tal modo que, durante a musicoterapia as voluntárias conseguem perceber o estado do idoso através de seu gesto, sorriso e atitude. É um vínculo que se construiu através da música, seus movimentos e de muita sensibilidade. Elas, também, ajudam na alimentação dos idosos dependentes e colaboram em diversos eventos da entidade.

Para elas, o grande tesouro desse contato com os idosos foi que através da música é possível aprender muitas coisas sobre as suas próprias vidas.

O grupo promove também, uma vez ao mês, o “Ikoi Kissa” preparando para os residentes quitutes especiais da culinária japonesa e internacional.

Agradecemos de coração as voluntárias Kimie Ibusuki, Setsuko Masuda, Sayoko Watanabe e Rosa Harumi Tanaka que colaboram quinzenalmente com as atividades de musicoterapia, alimentação dos idosos, visita e conversa com o residente, além de colaborar com os diversos eventos da entidade.

Comentários estão fechados.