KARUTA  TORI – Jogo de Cartas de Baralho Japonês

Karuta é um jogo de cartas, que mistura poemas, leitura, audição, memorização e agilidade. Karuta é geralmente ensinado as crianças no ensino fundamental I e II durante as aulas, como uma atividade educacional. Mas também é jogado entre adultos, onde acontecem campeonatos em todo país. A ideia do jogo de karuta é definir rapidamente qual carta, dentro de muitas, é aquela que é a certa e então pegá-la antes de seu oponente. Possibilitando assim diversos baralhos e maneiras diferentes de jogar Karuta. O clássico, o Karuta competitivo usa um set de cartas uta-garuta que reuni 100 poemas “Ogura Hyakunin Isshu” feito no começo do século 13 pelo poeta Fujiwara noTeika.

No “uta-garuta”, os jogadores tentam achar as últimas duas linhas de um poema tanka dado as suas três primeiras linhas. Regularmente, é possível identificar um poema pela suas primeiras sílabas. Os poemas desse jogo são emprestados do Ogura Hyakunin Isshu e é tradição jogar no dia de Ano Novo.

Os jogos de cartas foram introduzidos no Japão pelos portugueses no século XVI. Comumente, muitas localidades tem sua própria versão de karuta com sua história ou seus pontos turísticos.

Para jogar o tradicional Karuta, você deve ter um conhecimento básico no idioma japonês e ser capaz de entender os poemas. Os jogadores de Karuta devem memorizar os 100 poemas a fim de ter bom desempenho no Jogo.

O jogo é composto de 200 cartas. 100 possui a leitura do poema (Yomifuda), e as outras 100 são as cartas de pegar usadas no jogo chamadas de Torifuda que devem ser embaralhadas e divididas entre os jogadores. As cartas de leitura do poema Yomifuda costuma ter um poema curto conhecido como tanka que possui 5 versos totalizando 31 sílabas divididas em versos de 5-7-5-7-7. As cartas de pegar possuem o final do poema com os 2 últimos versos de 7 silabas ou 14 hiragana.

Das 100 cartas Torifuda dos jogadores, 50 são deixadas de lado no jogo e 25 são distribuídas para cada um dos 2 jogadores, que deve organizá-las dos 2 lados em 3 fileiras. Antes de começar os jogadores possuem 15 minutos para memorizar a posição de todas as cartas.

No Ikoi-no-Sono é realizado tradicionalmente, sempre no primeiro dia do ano, o jogo de cartas de baralho japonês, chamado de Karuta Tori, como uma forma de desafio e diversão para os idosos. É uma adaptação do jogo, utilizando-se somente de 3 figuras escolhidas: Samurai, Bonzo (Reverendo) e Ohime sama (Princesa). Aquele que pegar a figura do Bonzo, perderá tudo que acumulou na jogada. O próximo que pegar a figura de Ohime sama, terá o direito de pegar todo o montante, daquele que perdeu. O jogo prossegue até o término das cartas, sendo vencedor aquele que tiver mais cartas acumuladas.

Karuta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Karuta (かるた, karuta?, do Português carta)[1] é um jogo de cartas Japonês.

Comentários estão fechados.