Formatura da 9ª Turma do Programa Básico de Orientação a Cuidadores de Idosos

Foi realizado no dia 20 de dezembro de 2012 a cerimônia de encerramento da 9ª turma do Programa Básico de Orientação a Cuidadores de Idosos – SP, com a participação de 69 formandos. A responsabilidade da realização e organização foi da Assistência Social Dom José Gaspar, com o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, parcerias da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) e da Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz (Hospital Santa Cruz).

O curso teve duração de 60 horas distribuídas em 15 aulas, no período de 6 de setembro a 20 de dezembro de 2012, todas as quintas-feiras, das 12:30 às 16:30 horas, com profissionais de Geriatria e Gerontologia, tendo como base uma visão do envelhecimento ativo, como uma realidade complexa e multidimensional.

Estiveram presentes na solenidade de entrega de certificados aos alunos, Presidente Reimei Yoshioka (Ikoi), Presidente Kihatiro Kita (Bunkyo), Nagato Hara (Diretor do Ikoi e do Hospital Santa Cruz), Hideto Nitta, Gerente de Responsabilidade Social do Hospital Santa Cruz e representando os ministrantes, a Enfermeira Marajoara Gouvêa Braga.

O Forró descontraiu toda a platéia, dirigido pelas voluntárias Masako Gombata e, em seguida, apresentada a Dança Sênior com Adriane Kadooka, com coreografias  folclóricas e natalinas. A oradora da turma Eliane de Almeida Negreiros fez os agradecimentos aos representantes da mesa, professores, equipe organizadora e colegas. As alunas Maria Gorete de Medeiros e Marlene Rodrigues fizeram depoimentos muito emocionadas e, agradeceram a oportunidade de fazer este curso, que foi único,  pois mudaram a visão sobre o envelhecimento, principalmente no que se refere ao autocuidado, aprenderam muito com os professores e elogiaram muito a dedicação de todas as voluntárias.

Foi utilizada a metodologia da problematização, que propiciou a participação ativa do educando no aprendizado, a partir das suas vivências e sua compreensão da realidade. Os profissionais convidados para ministrarem as aulas foram:Geriatra Dra. Jacqueline Takayanagui Garcia; Fonoaudióloga Sarah Nayumi Nishihira; Psicóloga Clara Nakagawa; Terapeuta Ocupacional Eliane Satie Sendo; Yone de Moura Beraldo (ABRAZ); Educadora Física Silmara Regina Peres; Enfermeira Marajoara Gouvêa Braga; Nutricionista Solange Leal Garcia Nomura; Assistente Social Maria de Jesus B.M. Iannarelli; Odontólogo e Cirurgião Dentista Dr. Cleber Kimura e a Fisioterapeuta Helith Flávia Arjona Moreno Pompeu.

****************************************************************

O próximo curso terá as inscrições abertas a partir de 5 fevereiro de 2013, com início das aulas em março de 2013. Maiores informações, no telefone (11) 3208-7248 ou 3209-0215, com Psicóloga Sirley Okuda.

Site: www.ikoinosono.org.br

E-mail: psicologiasede@ikoinosono.org.br

Comentários estão fechados.