Uma nova estrela brilha nos céus

Hoje, dia 24/10, uma nova estrela brilha nos céus, iluminando em especial, ao Ikoi no Sono, continuando o que ela fez nos seus últimos 64 anos de vida.
A Sra. Sonoko Yoshiyasu, com 94 anos, nos deixou hoje de amanhã, deixando um grande legado de dedicação e exemplo para todos nós.
Nascida em 22 de agosto de 1928 na 2ª. Aliança, formou-se em Serviço Social pelo Instituo Social de Curitiba – Pr.
Foi a primeira mulher a participar de uma diretoria da UGC – União dos Gakusseis de Curitiba, ocupando o cargo de 2ª. Secretária na gestão de 1954/1955.
Ingressou na Assistência Social Dom José Gaspar em março de 1958, dois meses antes da inauguração do Jardim de Repouso São Francisco – Ikoi no Sono, em 24 de maio de 1958.
Foi coordenadora geral da instituição no período de 1967 a 2003 (durante 36 anos), quando se aposentou, tornando-se posteriormente Diretora, Diretora Executiva, e na gestão 2014 ~2015, Presidente da entidade.
Sob o seu olhar crítico, severo e atento, cerca de 1300 residentes receberam os melhores cuidados podendo usufruir de uma velhice digna aliada a uma alta qualidade de vida nestes 64,5 anos de existência do Ikoi no Sono.
Atualmente era Diretora Executiva responsável pela parte técnica da atividade fim da entidade, coordenando a implementação de uma nova estrutura social de assistência ao Idoso, denominado “Envelhecimento Ativo”, que tem como premissas a participação do idoso, da família e da sociedade na elaboração e na aplicação de políticas sociais para uma nova organização dos serviços de atenção aos idosos, como a criação do Centro de Convivência – Espaço Longevidade que atende a população da comunidade em torno do Ikoi no Sono, assim, com a criação do Curso para Familiares e Voluntários que cuidam de idosos.
Dos seus 94 anos de idade, dedicou integralmente e ininterruptamente ao Ikoi no Sono, comparecendo até dias atrás, diariamente na entidade para concluir o livro do Ikoi no Sono.

“A senhora Sonoko Yoshiyasu participou do Ikoi-no-sono desde o momento de sua fundação e, como assistente social, empenhou-se em cuidar dos imigrantes japoneses. E por meio de tantas outras atividades, contribuiu para o desenvolvimento da assistência social da comunidade nikkei. Criou cursos de cuidados com idosos voltados para voluntários e familiares.

Com estas palavras, o Consul Geral do Japão em São Paulo, Sr. Takahiro Nakamae, outorgou em 14/06/2017, a Comenda Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata a Sra. Sonoko Yoshiyasu, pelos relevantes serviços prestados a toda comunidade nipo brasileira.”.
 
WhatsApp Image 2022-10-24 at 17.12.08

Comentários estão fechados.