1º Bon Odori Festival de Dança Japonesa

Do Jornal Brasil Nikkei

Liberdade recebe o 1º Bon Odori Festival de Dança Japonesa com programação cultural e solidária

Nos dias 6 e 7 de setembro de 2025, o bairro da Liberdade receberá a primeira edição do Bon Odori – Festival de Dança Japonesa, evento gratuito que acontece das 10h30 às 18h, na Praça Liberdade-África-Japão, e realização da ACAL (Associação Cultural Assistencial Liberdade).

Com o objetivo de promover a cultura japonesa por meio de experiências artísticas, musicais, gastronômicas e solidárias, o festival surge como um marco nas comemorações pelos 130 anos de relações diplomáticas entre Japão e Brasil, reforçando os vínculos históricos, culturais e sociais entre as duas nações.

Um dos destaques da programação será o Mochimaki — tradicional cerimônia que simboliza o desejo coletivo de saúde, fartura e prosperidade. Durante o evento, será distribuído os motis ao público.

O festival contará com apresentações de diversos grupos de bon odori, presente nos matsuris (festivais japoneses), além de shows musicais, apresentações de taikô e uma variedade de opções da culinária típica japonesa.

Além disso, o evento contará com Barracas Solidárias, cuja renda arrecadada será destinada às instituições Kodomo-no-Sono e Ikoi-no-Sono, que há décadas prestam serviços de acolhimento e assistência a pessoas da comunidade nipo-brasileira em situação de vulnerabilidade, incluindo idosos e pessoas com deficiência.

No dia 7 de setembro, às 16h, acontecerá a Cerimônia de Apresentação da cantora japonesa Nanase Aikawa, embaixadora da boa vontade nomeada pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão. Na ocasião, Aikawa interpretará sua nova música “Wasshoi”, acompanhada por uma coreografia especial do Grupo Sansei de Londrina, em uma colaboração artística entre os dois países.

1º Bon Odori Liberdade – Festival de Dança Japonesa
Local: Praça Liberdade-África-Japão – São Paulo/SP
Datas: 6 e 7 de setembro de 2025
Horário: das 10h30 às 18h
Entrada gratuita

Comentários estão fechados.