Centro Convivencia

O que é? Atividades gratuitas, tais como:

  • Dança Sênior: A Dança Sênior é uma atividade emocionante que reflete em sua natureza a sensação de bem estar na harmonia de ritmo e melodia, ou, a liberação da alegria de viver. Ela estimula a auto-estima no idoso por ser ativo e participativo, ainda que apresente limitações típicas da idade avançada.
    É uma modalidade da assistência ao idoso que surge como uma opção de trabalho em grupo contribuindo para que o idoso supere a solidão e tendência para auto-marginalização e auto-destruição.
    Há duas modalidades de Dança Sênior: a dança sentada e a dança em pé.
    Na dança sentada os exercícios de Ativação “despertam” o corpo, melhoram a flexibilidade, a agilidade e a conscientização corporal. Podem participar pessoas com ou sem limitações físicas ou que utilizam cadeira de rodas.
    As coreografias para dança de roda compostas por diversos ritmos possui passos curtos, leves e fáceis de serem aprendidos. O grau de dificuldade aumenta conforme o desenvolvimento do grupo.
    OBJETIVO
    A prática regular da Dança Sênior tem como objetivo estimular no idoso:
    – a auto-estima pelo sentimento de participação e realização;
    – a memória pela repetição dos movimentos e a recordação de músicas e fatos de sua vida;
    – a flexibilidade pelo exercício de alongamento dos membros superiores e inferiores;
    – bem estar e socialização pela vivência de momentos alegres e prazerosos em grupo.
  • Biodanza:  do espanhol biodanza, neologismo do grego bio (vida) + dança, literalmente a dança da vida.
    Biodanza, ou dança da vida, tem por objetivo estimular a comunicação das pessoas com o próprio corpo e com as outras pessoas, mas também permitir uma fuga à rotina cotidiana, de forma divertida e equilibrada.
    A prática de biodanza vai assim além do conceito de movimentar-se e trabalha a evolução do indivíduo, desenvolvendo o seu lado emocional, além do aspecto físico. Serve como pausa no seu cotidiano e como momento para respirar e desligar-se da ansiedade do dia-a-dia, voltando o olhar para o próprio corpo, mente e emoção.
    De acordo com os especialistas, esta prática está dividida em cinco linhas de vivência e expressa-se na:
    • Vitalidade: é a base da identidade. Liga-se ao instinto de conservação, à vontade de viver, à coragem de realizar coisas, à saúde em geral.
    • Sexualidade: preservação da espécie; capacidade de sentir prazer em viver, em ter contacto e comunicar com vontades e desejos.
    • Criatividade: liga-se à autoexpressão da singularidade de cada pessoa como um ser único, com uma forma própria de pensar, agir, sentir e relacionar-se de maneira livre e autonoma.
    • Afetividade: capacidade de amar a vida, a natureza, a si, as pessoas… Com toques que inspiram a capacidade de confiar, abandonar-se, proteger, cuidar, solidarizar-se…
    • Transcendência: sentido místico de ligação com o todo; a capacidade de sentir-se único e, ao mesmo tempo, parte de algo maior… sentir-se dentro do universo e tê-lo dentro de si.
    Abrandando as tensões guardadas no corpo, a prática tem a intenção de expressar essas energias em busca da qualidade de vida, da saúde do corpo e da mente por meio de exercícios relaxantes.
    Cada vez mais, temos necessidade de relaxar e sentirmos bem. A biodanza tem uma dinâmica crescente e não tem restrições. Contudo, é importante que as pessoas que tenham restrições corporais sejam acompanhadas por um médico, mas quando bem ministrada, torna-se algo saudável, até mesmo para idosos e crianças.
  • Artesanato: todos os tipos de artesanato tais como: origami, recicláveis, colagem, pintura, etc;
  • Culinária: com o chef de cozinha Claudio Kitamura e chef de cozinha Janete Campos da Sakura e Pimenta Real Gastronomia;
  • Caminhada;
  • Relaxamento;
  • Programa de Qualidade de Vida;
  • Palestra: diversas palestras como: Diabetes, hipertensão, entre outras ;
  • Ginastica em Geral: atividades em geral com a educadora física Elizandra Laranjo

.

Quem pode participar: pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.

Objetivo: Visa promover bem estar físico, psicológico e social para a vida das pessoas, de modo a lhes garantir uma velhice regada com práticas saudáveis, pautadas nos princípios da Política do Envelhecimento Ativo que são: saúde, participação, segurança e educação.


Quando? 2ªf a 6ªf, das 8h às 11h

Veja toda programação na agenda http://ikoinosono.org.br/wordpress/agenda/

Onde? Rua Jardim de Repouso São Francisco, 881- Guarulhos

Informações: 11 2480-1122 c/ Karinanne
gerontologia@ikoinosono.org.br

 

Apoio: Sakura e Pimenta Real Gastronomia

 

folder A4 01 (1024x717) folder A4 02 (1024x717)

 

Comentários estão fechados