Cultura Japonesa

O livro, Cultura Japonesa – Uma análise dos acontecimentos atuais, sua história e cultura, teve o seu primeiro volume publicado em 23 de janeiro de 2016, em japonês e português, pela Editora Jornalística União Nikkei, em parceria com a Biblioteca Jovem de São Paulo.

Trata-se de uma coletânea de textos veiculados semanalmente, aos sábados, na coluna cultural “Curso para Formação de Japoneses da Geração Internacional” do jornal diário de língua japonesa da comunidade, Jornal Nikkey Shimbun.


A coluna que apresenta a mentalidade original japonesa, sua cultura e sua história, tem atraído muitos leitores de modo que a redação vinha recebendo constantemente comentários de leitores desejando a tradução dos textos para o português para que os filhos e netos também pudessem ler. Atendendo esse desejo e após inúmeras tentativas,finalmente a publicação em ambas as línguas se tornou possível graças.a cooperação da Biblioteca Jovem de São Paulo.


Os textos em japonês vem com a formatação que facilita o leitor na interpretação dos kanjis que foi desenvolvido pensando principalmente naqueles que compreendem o básico, mas que têm dificuldade em decifrar os ideogramas. Os textos traduzidos para o português para aqueles que não conhecem o idioma, mas querem descobrir um pouco mais sobre a cultura japonesa, como os não descendentes que trabalham em multinacionais japonesas. ( extraído do site: http://www.nikkeyshimbun.jp/culturajaponesa/

Nestes mesmos moldes, no volume 2 que já esta disponível há o texto intitulado ” Dona Margarida Watanabe – A mãe da colônia brasileira” que foi juntamente com Chibata Miyakoshi, Keizo Ishihara e Masaru Takahashi, fundadores da Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi-no-Sono.

Além de poderem conhecer um pouco mais sobre a fantástica trajetória de vida de D. Margarida Vatanabe, o volume ainda contempla textos interessantes como:
– Despejo de Santos ( O ‘Exôdo” dos imigrantes japoneses no Brasil)
– Por que o Guia Michelin traz mais restaurantes três estrelas em Tóquio que em Paris?
– Por que balcões em restaurantes só existem no Japão?
– Yasuhiro Yamashita ( A construção da personalidade através do judô)
– Santuário de Ise ( Os mil e centenas de anos de existência)
– Édito imperial para a educação.

Informações: 11 2480-1122

15056506_1243452312381518_3604566206711643038_n

Comentários estão fechados.