Atividades Técnico-profissionais junto aos usuários
A equipe multiprofissional que atua no Jardim de Repouso São Francisco é composta por profissionais das áreas de Serviço Social, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição Fonoaudiologia, Psicologia, Gerontologia, Assistente de Atividades Manuais e Odontologia.
Serviço Social
O Serviço Social recebe e analisa os pedidos de admissão dos usuários. Após o acolhimento do usuário, a Assistente Social atua junto aos familiares, esclarecendo e orientando-os para uma boa integração com a equipe técnica, fortalecendo, assim, o vínculo com o idoso. Organiza reuniões visando a integração entre a Equipe Multiprofissional e os Familiares para melhorar o atendimento e a qualidade de vida dos usuários.
Assistência Médica Continuada
A ILPI conta com a assistência médica continuada especializada em geriatria e em cuidados paliativos, com visita semanal aos idosos, priorizando-se as urgências e as emergências. O objetivo desta assistência é oferecer uma visão multidimensional dos usuários e proporcionar a integração da equipe multiprofissional com as famílias dos usuários, assegurando a saúde e o cuidado do usuário.
Enfermagem e Cuidadores
A equipe de enfermagem e de cuidadores tem como meta proporcionar uma assistência integral e de alta qualidade aos usuários, utilizando-se de uma visão holística para o atendimento personalizado e preventivo. A instituição está dividida em três setores, Ala Semidependente, Frei Bonifácio e Pavilhão Dona Margarida. Na Ala Semidependente os usuários necessitam de supervisão nas atividades básicas de vida diárias (alimentação, banho, vestir, higiene pessoal e locomoção) e no autocuidado, no Frei Bonifácio necessitam de supervisão e auxilio parcial nas atividades básicas de vida diária e no Pavilhão Dona Margarida, os usuários com maior nível de dependência, necessitam do auxilio total no autocuidado e nas atividades básicas de vida diária.
Fisioterapia
A fisioterapia tem como objetivo a prevenção de incapacidades, reabilitação motora ou cardiorrespiratória, além de realizar treinamento e orientações aos funcionários quanto à transferência e posicionamento dos usuários. O objetivo do setor é avaliar periodicamente e assistir todos os idosos da instituição, proporcionando melhor qualidade de vida e diminuindo o número de eventos incapacitantes que ocorrem comumente com o envelhecimento.
Nutrição
O objetivo da Nutrição é manter um bom estado nutricional no usuário e garantir uma adequada ingestão de nutrientes e calorias para prevenir ou tratar a desnutrição, mantendo ou recuperando o peso corporal. O serviço de nutrição oferece aos usuários dietas que podem ou não ser modificadas para melhor se adequar a suas necessidades, condições e hábitos alimentares respeitando as suas preferências e aversões alimentares, alergias ou intolerâncias visando a qualidade de vida do idoso.
Fonoaudiologia
A atuação da Fonoaudiologia é focada na questão de disfagia (dificuldade de deglutição) nos usuários mais fragilizados do Pavilhão Dona Margarida. É realizada a avaliação, a adequação da consistência alimentar, conforme a necessidade diária, bem como atendimentos individuais e atividades preventivas com música.
Psicologia
O Serviço de Psicologia desenvolve suas atividades, a fim de proporcionar aos usuários uma melhor qualidade de vida, atendendo tanto a pedidos da equipe quanto dos próprios usuários no que se diz respeito à adaptação, orientação e/ou acolhimento. Através da escuta ativa, oferece o suporte aos sofrimentos, angústias, ansiedade e medos dos usuários. Além disso, a psicologia proporciona momentos de lazer para os usuários semanalmente, através da Dança Sênior, caligrafia japonesa e jogos.
Gerontologia
A atuação da gerontologia visa promover o bem-estar físico, cognitivo, funcional e social dos usuários, através de propostas e cuidados adequados para as suas necessidades dos usuários em diferentes aspectos na vida. Ele atua de forma integrada com outros setores da instituição, buscando melhorar a qualidade de vida e o envelhecimento saudável dos usuários. Suas abordagens incluem: avaliações cognitivas, grupos cognitivos-motores, atividades recreativas e comemorações de datas especiais, apoio na elaboração de atividades manuais e participação de eventos externos.
Assistente de Atividades Manuais
A assistente de atividades manuais auxilia e apoia o Terapeuta Ocupacional na realização de atividades manuais, artísticas e educacionais de acordo com a preferência dos usuários. Dentre as atividades oferecidas estão: o origami, crochê, tricô que, por sua vez, são vendidas em bazares beneficentes.
Assistência Odontológica
Com a idade avançada dos usuários, a odontologia visa restabelecer a função mastigatória, aliviando a dor ou incomodo de algum problema bucal, trazendo sensível melhora nos aspectos nutricionais e de saúde geral do paciente, melhorando a autoestima e, também, a pronúncia e vocalização, permitindo maior socialização e participação dos idosos nas atividades da entidade.
Voluntária da JICA
A cada 2 anos, a entidade recebe voluntários seniores da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) que contribuem com atividades para os idosos e com o treinamento para a equipe técnica. A Sra. Chizuko Kohei, voluntária da JICA que esteve na entidade de 2023 à 2025 atuou como cozinheira, desenvolvendo diversas receitas, incrementando a apresentação dos pratos e variando o cardápio Washoku, bem como desenvolveu a consistência de dietas para os usuários, em especial, a alimentação Soft Shoku, que é ideal para os usuários com disfagia (dificuldade de deglutição).
Espaço Longevidade e Centro de Convivência para Idosos 60+
É o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tipificado no Serviço de Proteção Social Básica que atua na comunidade do entorno do Jardim de Repouso São Francisco, no Pavilhão Chibata Miyakoshi, na qual os usuários podem participar. A finalidade do atendimento é preparar a comunidade para o envelhecimento através das práticas saudáveis que colaboram para manter a autonomia e a socialização. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira no período da manhã, dentre elas, a caminhada, a ginástica, a dança do ventre, oficinas temáticas de culinária e artesanato para geração de renda e roda de conversa com palestrantes convidados.
Os usuários tem uma variedade de atividades de entretenimento, confira algumas:
- Karaokê:realizado, mensalmente, como lazer e ensaio de canções japonesas para o Grand Koohaku Utagasen que acontece na entidade no final do ano;
- Artesanato: confecção de espanadores, origami, crochê, cortinas de tsuru, pintura, dentre outras atividades, conforme o desejo do usuário;
- Grupo de Dança Sênior: atividade física e social que combina música, ritmo e movimento, adaptada para idosos;
- Espiritualidade, através de roda de conversa, proporcionando apoio, companheirismo e socialização. Tem missa católica aos sábados e grupo de oração do terço;
- Musicoterapiatem como objetivo a motivação, emergindo energia, conduzida por voluntárias;
- Costura: reparo de roupas e fabricação de equipamentos de bem estar para os idosos dependentes;
- Jogo de cartas (karutatori) e dominó;
- Caligrafia japonesa (Oshuji): arte da cultura japonesa, cujo objetivo é expressar as emoções através da escrita;
- Caminhada e Passeioorganizado pela equipe técnica e voluntários;
- Diversos showsapresentados por grupos de visitantes que disponibilizam seu tempo para compartilhar carinho e alegria com os usuários;
- Com a grande área verde que o Jardim de Repouso São Francisco tem, alguns usuários que podem desfrutar da jardinagem e da hortacom o plantio de flores, legumes e frutas;
- Leitura, para quem gosta de ler, a biblioteca tem uma variedade de livros em português e japonês;
- Festas e eventos:Comemoração de aniversários dos usuários, além de outras datas especiais como Festa Junina, Natal, Ano Novo, Hinamatsuri (Dia das Meninas), Tango no Sekku (Dia dos Meninos), Undokai (mini gincana esportiva), dentre outros;
- Kissaten (Salão de chá): realizado mensalmente onde é oferecido café da tarde especial ao som de música;
- Baiten (venda): venda de frutas, doces, snacks, roupas, armarinhos e produtos de higiene;
- Radio Taiso: ginástica matinal japonesa transmitida pelo rádio e acompanhada de música todas as manhãs.
- Participação de projetos artísticos e culturais: AtrevidArte com Joana Shu e a atriz Patrícia Gordo, encontros quinzenais de estímulo à arte, memórias, emoções e à criatividade com a participação da comunidade, usuários e equipe técnica;
- Roda de conversa: mensal com temas variados sobre Nutrição Comportamental;
- Meditação, alongamento e capoeira adaptada para cadeirantes: semanal conduzido pelo professor de educação física do Centro de Convivência para Idosos 60+ (previsão de início em abril/25).
O cuidado com a aparência é importante e, para isso, contamos com a colaboração de diversos voluntários:
-
- Atendimento de manicure e pedicure oferecido pelas cuidadoras
- Corte de cabelo, uma vez por mês, com a colaboração de voluntários cabeleireiros.