Espaço Longevidade

Atividades gratuitas, tais como:

Dança Sênior: A Dança Sênior é uma atividade emocionante que reflete em sua natureza a sensação de bem estar na harmonia de ritmo e melodia, ou, a liberação da alegria de viver. Ela estimula a auto-estima no idoso por ser ativo e participativo, ainda que apresente limitações típicas da idade avançada.

É uma modalidade da assistência ao idoso que surge como uma opção de trabalho em grupo contribuindo para que o idoso supere a solidão e tendência para auto-marginalização e auto-destruição.

Há duas modalidades de Dança Sênior: a dança sentada e a dança em pé.

Na dança sentada os exercícios de Ativação “despertam” o corpo, melhoram a flexibilidade, a agilidade e a conscientização corporal. Podem participar pessoas com ou sem limitações físicas ou que utilizam cadeira de rodas.

As coreografias para dança de roda compostas por diversos ritmos possui passos curtos, leves e fáceis de serem aprendidos. O grau de dificuldade aumenta conforme o desenvolvimento do grupo.

OBJETIVO
A prática regular da Dança Sênior tem como objetivo estimular no idoso:
– a auto-estima pelo sentimento de participação e realização;
– a memória pela repetição dos movimentos e a recordação de músicas e fatos de sua vida;
– a flexibilidade pelo exercício de alongamento dos membros superiores e inferiores;
– bem estar e socialização pela vivência de momentos alegres e prazerosos em grupo.

Biodanza: do espanhol biodanza, neologismo do grego bio (vida) + dança, literalmente a dança da vida.
Biodanza, ou dança da vida, tem por objetivo estimular a comunicação das pessoas com o próprio corpo e com as outras pessoas, mas também permitir uma fuga à rotina cotidiana, de forma divertida e equilibrada.

A prática de biodanza vai assim além do conceito de movimentar-se e trabalha a evolução do indivíduo, desenvolvendo o seu lado emocional, além do aspecto físico. Serve como pausa no seu cotidiano e como momento para respirar e desligar-se da ansiedade do dia-a-dia, voltando o olhar para o próprio corpo, mente e emoção.

De acordo com os especialistas, esta prática está dividida em cinco linhas de vivência e expressa-se na:
• Vitalidade: é a base da identidade. Liga-se ao instinto de conservação, à vontade de viver, à coragem de realizar coisas, à saúde em geral.
• Sexualidade: preservação da espécie; capacidade de sentir prazer em viver, em ter contacto e comunicar com vontades e desejos.
• Criatividade: liga-se à autoexpressão da singularidade de cada pessoa como um ser único, com uma forma própria de pensar, agir, sentir e relacionar-se de maneira livre e autonoma.
• Afetividade: capacidade de amar a vida, a natureza, a si, as pessoas… Com toques que inspiram a capacidade de confiar, abandonar-se, proteger, cuidar, solidarizar-se…
• Transcendência: sentido místico de ligação com o todo; a capacidade de sentir-se único e, ao mesmo tempo, parte de algo maior… sentir-se dentro do universo e tê-lo dentro de si.

Abrandando as tensões guardadas no corpo, a prática tem a intenção de expressar essas energias em busca da qualidade de vida, da saúde do corpo e da mente por meio de exercícios relaxantes.

Cada vez mais, temos necessidade de relaxar e sentirmos bem. A biodanza tem uma dinâmica crescente e não tem restrições. Contudo, é importante que as pessoas que tenham restrições corporais sejam acompanhadas por um médico, mas quando bem ministrada, torna-se algo saudável, até mesmo para idosos e crianças.

Artesanato: todos os tipos de artesanato tais como: origami, recicláveis, colagem, pintura, etc;

Culinária: com os chefs de cozinha;

Caminhada: de segunda a sexta das 7h às 10h;

Relaxamento;

Oficinas de Artesanatos diversificados;

Palestra com temas atuais/socioeducativos como: Diabetes, hipertensão, entre outras;

Ginastica em Geral: atividades em geral com a educadora física Elizandra Laranjo;

Atividades Físicas: Ginastica, Zumba ;

Roda de conversa;

Dança: Dança do ventre, Dança Sênior;

Cursos para familiares e voluntários que cuidam de idosos no município de Guarulhos-SP.

Quem pode participar: pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.

Objetivo: Visa promover bem estar físico, psicológico e social para a vida das pessoas, de modo a lhes garantir uma velhice regada com práticas saudáveis, pautadas nos princípios da Política do Envelhecimento Ativo que são: saúde, participação, segurança e educação.

Mais informações sobre Curso de Cuidadores de Idosos

============================================

Onde? Rua Jardim de Repouso São Francisco, 881- Guarulhos

Informações: 11 2480-2256
espacolongevidade@ikoinosono.org.br

 

Comentários estão fechados.