ARTES MARCIAIS: Samurais do Instituto Niten visitam Ikoi-no-Sono (fonte Diario Nippak)

Os 76 internos da Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi-no-Sono –, em Guarulhos (SP), tiveram uma surpresa no dia 21 de setembro com a visita do Hayabusa-kai, o grupo de jovens do Instituto Niten. A apresentação contou com a participação de 20 samurais do Niten.

Imagem1

Apresentação no Ikoi-no-sono contou coma participação de 20 “samurais” do Instituto Nitten (foto: Divulgação)

Além de proporcionar uma tarde agradável aos residentes – na faixa ETA entre 70 e 90 anos – o encontro teve como objetivo colocar em prática o quarto voto do Hagakure – o livro dos samurais: “tirar o sofrimento dos seres vivos”, em outras palavras, “aplicar a compaixão e benevolência em todas as nossas ações em prol da humanidade”.
A apresentação envolveu demonstração das três principais modalidades aplicadas no Instituto Niten: kinjutsu (combate), iaijutsu (saque de espada) e jojutsu (bastão de carvalho branco). Segundo Midori Saito, a proposta foi reativar as memórias de infância, “já que a maioria tem familiaridade com a shinai (espada de bambu) e o bogu (armadura de proteção) e muitos deles treinaram durante a fase escolar”.

Imagem2

Praticantes interagiram com os idosos (foto: divulgação)

Para a coordenadora social do Ikoi-no-Sono, irmã Teresia Akatsuka, “foi uma tarde proveitosa para os idosos e, certamente, muitos deles voltaram a recordar com carinho da terra natal”.
Segundo Midori, “muitos idosos tem o conhecimento histórico da época dos samurais, o que proporcionou mais identificação e empatia” “Para fechar com chave de ouro, imagine a nossa surpresa ao perguntarmos quem gostaria de tentar uns golpes e quase que imediatamente um senhor levantou os braços”, conta Midori, acrescentando que “ele estava um pouco trêmulo, mas com um olhar firme e decidido”.

Imagem3

Residentes assistiram a apresentação com muita atenção (foto: divulgação)

“Ele acertou dois men (golpes na cabeça) precisos, diga-se de passagem, melhor que muitos jovens de 20 anos, e depois ainda disparou um tsuki (golpe na garganta) preciso”, explicou o aluno Felipe Gisondi, que recebeu os golpes.
Para a chefe de enfermagem do Ikoi-no-Sono, Evelyn Nascimento, “a visita do grupo Hayabusa foi muito emocionante”. “Não imaginei que uma simples apresentação pudesse causar tamanha emoção nos internos. Fiquei surpresa ao perceber que muitos estavam chorando”, disse Nascimento, afirmando que “além de uma linda demonstração, o grupo interagiu com os idosos oferecendo-lhes carinho e atenção”.

Imagem4

Grupo Hayabusa do Instituto Niten (foto: divulgação)

Para Gisondi, “interagir com esses senhores e senhoras, que são a história viva do Japão e do Brasil por pelo menos 30 minutos foi algo mágico que sei que irá ecoar tanto nas nossas vidas como na deles”. “Também ficamos muito emocionados”, disse.
A irmã Teresia agradeceu a visita em nome dos idosos e disse esperar que através da prática e apresentação em vários locais, “o Instituto Niten possa levar os valores com respeito, disciplina, alegria e paz para a todas as pessoas que entrarem em contato”.
Com o intuito de promover eventos filantrópicos, o Hayabusa já visitou instituições como a Casa Hope e arrecadaram agasalhos para a campanha de inverno da Cruz Vermelha. O grupo conta atualmente com cerca de 70 jovens na cidade de São Paulo, além de integrantes espalhados por diversas unidades em todo o território brasileiro. Todos sob o comando e supervisão do fundador do Instituto Niten, sensei Jorge Kishikawa.

Para saber mais sobre o Niten acesse: www.niten.org.br

Um Comentário:

  1. Henrique Misawa

    Parabéns pela iniciativa!
    Como membro do Conselho do Ikoi-no-sono, agradeço a visita.
    Pena não saber com antecedencia, pois gostaria de ter presenciado tudo in loco.
    Pratiquei kendo na infancia e aprecio muito as artes marciais.
    Voltem sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *